quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Decklist e análise - X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido



X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido

Com a nova coleção de Battle Scenes, Múltiplas Identidades, finalmente podemos ver decks competitivos da afiliação X-Men. Antes as decklist dos mutantes da Marvel estavam restritas a habilidades como Fazer Esquecer, Poltergeist e Assombrar e Personagens como Ciclope ET e Professor X ET. Quem já jogou com esses decks sabe que era muito difícil vencer.

Eis que surge Fênix Negra, Tempestade, Destrutor, Mansão Xavier, Trabalho em Equipe e tudo muda. Com vocês, X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido:

Decklist:

Personagem (23)
1x Ciclope – BSUM
3x Cristal – BSMI
1x Destrutor – BSMI
3x Fênix – BSUM
3x Fênix Negra – BSMI
3x Forge – BSET
3x Líder – BSMI
3x Tempestade – BSMI
3x Wolverine – BSUM

Suporte (9)
3x Armadilha Reforçada – BSPO
3x Mansão Xavier – BSMI
3x Pássaro Negro – BSUM

Cenário (5)
1x Convocar Reforços – BSUM
1x Manchete do Clarim – BSET
3x Retirada Estratégica – BSUM

Habilidade (23)
3x Alteração Subatômica – BSMI
3x Chuva de Raios – BSMI
3x Concentrar Poder – BSET
3x Incursão Surpreendente – BSMI
1x Invenção – BSUM
3x Pensar Rápido – BSUM
1x Planejamento Em Equipe – BSMI
3x Raio de Força – BSUM
3x Trabalho Em Equipe – BSMI

Link mtcgdata para melhor visualização


Análise do deck:

Antes da realização do 7º torneio o deck tinha disputado umas 8-9 partidas e perdido apenas 1. Estatisticamente falando ele está pronto, mas tem alguns pontos que devem ser considerados.:

1 - Forge: Sempre tem abrir a mesa para baixar Pássaro Negro e Mansão Xavier. Não baixar Pássaro Negro significa derrota. Foi assim que perdi a 1ª vez e as 2 vezes no torneio. Ou seja, 100% das derrotas do deck tem haver com a falta de Pássaro Negro.

2 - Tempestade: A espinha dorsal do deck. Com ela no mesa junto com Pássaro Negro os 3 primeiros danos normais são ignorados. Ela junto com Forge e Pássaro Negro na mão significa a abertura perfeita.

3 - Líder: Único personagem não X-Men no deck. Carregar com Planejamento em Equipe somente em último caso, no entanto sempre colocar uma habilidade de Genialidade. A função dele é buscar suportes. Fraqueza: Garras Imoladoras e cenários que causam dano.

4 - Wolverine: Vejo muitas decklists de X-Men onde o Wolverine não entra. Com o Pássaro Negro ele já usou Chuva de Raios, Concentrar Poder e até Invenção.

5 - Fênix Negra e Fênix: Sempre que a Fênix Negra entrou em cena o deck acabou como vencedor. Lembrar de não baixar a Fênix enquanto não houver uma boa defesa montada, mesmo se você vir com as duas na mão deve-se segurar e baixar no momento exato. Retirada Estratégica deve ser usada com moderação.

6 - Destrutor: Na lista tem apenas 1x, mas pode ser aumentado para 2x retirando 1x Ciclope. A vantagem é ter diversividade.
Jogadas: Sempre receber habilidades de ataque energético de outro X-Men usando Trabalho em Equipe para usar Impacto Energético.

7 - Outros Personagens: Cristal e Ciclope: personagens de apoio, mas usam muito bem as habilidades de ataque energético.
Jogadas: Devem entrar capacitados em 2 recebendo Concentrar Poder e Raio de Força de outros X-Men com Trabalho em Equipe:

Aberturas e Jogadas:

1: Abertura:
Forge (com Pensar Rápido, Invenção e/ou Planejamento em Equipe)
Tempestade (Com Trabalho em Equipe e Concentrar Poder)
Pássaro Negro (usando Forge)

Jogadas:
a) Tempestade com Concentrar Poder anula as Toupeiras Mecânicas e joga Concentrar Poder para qualquer X-Men que entrar sabendo usar Ataque Energético pelo Pássaro Negro. Prioridade para Cristal, Destrutor e Ciclope por serem personagens suporte.
b) Retirada Estratégica no Pássaro Negro para gerar recursos e baixar a Mansão Xavier da mão ou outros personagens, caso o Líder consiga buscar a Mansão Xavier.

2: Abertura:
Forge (com Trabalho em Equipe e Concentrar Poder)
Líder (capacitado em 2 com Pensar Rápido e/ou Invenção)
Pássaro Negro (usando Forge)

Jogadas:
a) Sem Tempestade em cena cabe ao Forge usar o Trabalho em Equipe e dar ímpeto aos novos X-Men. Prioridade para Tempestade, Wolverine e Fênix para fortificar a mesa.
b) No segundo turno, Retirada Estratégica no Pássaro Negro para gerar recursos e baixar a Mansão Xavier da mão ou outros personagens, caso o Líder consiga buscar a Mansão Xavier. Baixar Pássaro Negro usando Forge.

3: Abertura (sem Forge):
Tempestade (Com Trabalho em Equipe, Concentrar Poder e/ou Invenção)
Ciclope ou Líder (Com Invenção, Planejamento em Equipe e/ou Pensar Rápido)
Pássaro Negro (se o oponente não tiver personagens) ou Armadilha Reforçada (se o oponente tiver personagens)

Jogadas:
a) Invenção, Planejamento em Equipe e Pensar Rápido devem ser usados até achar Forge ou Mansão Xavier.
b) O Ciclope tem mais prioridade que o Líder nesse caso, somente pelo Planejamento em Equipe.
c) O Líder ganha prioridade se houver muitos X-Men na mão. Procurar Mansão Xavier com o Lider nesse caso e gerar recursos com os X-Men.

4: Abertura (sem Forge e sem Pássaro Negro):
Líder (Com Invenção e/ou Pensar Rápido capacitado em 2 para buscar Pássaro Negro e com Retirada Estratégica na mão)

Jogadas:
a) Procurar Pássaro Negro e/ou Mansão Xavier com o Líder e acumular recursos para baixar os recursos com os X-Men.
b) Se tiver Convocar Reforços na mão, jogar tudo fora e buscar Forge e Tempestade. Depois usar a habilidade do Líder.

Considerações Finais:

Então é isso, pessoal. Espero ter ajudado a explicar como funciona o meu deck de X-Men. Claro que devido ao seu cenário e grupo de jogo de algumas cartas podem ser mais úteis que outras. Decks com muita defesa e Esconderijo Secreto, por exemplo, forçam você a usar Alteração Subatômica, Explosão Certeira etc. Outros podem preferir Fazer Esquecer já que temos Líder e Fênix. Invenção e Planejamento em Equipe também podem entrar na balança. Outras habilidades como Concentrar Poder, Pensar Rápido, Trabalho em Equipe e Incursão Surpreendente não podem sair do deck de forma alguma.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário